domingo, 2 de junho de 2019

O percurso da azeitona


A azeitona

Imagem relacionada A azeitona é o fruto da oliveira que é colhido à mão, por ripagem ou processo mecânico de apanha por vibração. Predomina na zona mediterrânea e pode apresentar-se verde, de tons acinzentados, dourada, castanha-clara, roxa ou preta. Quanto mais escura, mais madura.
 Depois de colhida, é transportada para o lagar para ser triturada. Antes disso, procede-se à pesagem e armazenagem. O grau de trituração ou moagem é ajustado ao estado de maturação da azeitona, para uma melhor extração do azeite.
A massa de azeitona previamente tratada passa numa centrifugadora horizontal que separa o azeite do bagaço. A este é-lhe retirado o caroço para queimar na caldeira, e o resto da massa é colocada numa estufa, onde por evaporação vai ser seco para ser usado e valorizado mais tarde.
A parte líquida, o azeite, segue para outra centrifugadora vertical.  Posteriormente, será filtrado e engarrafado ou enlatado, numa linha continua própria para o efeito.
Este alimento antigo, um clássico da culinária, possui alto valor nutricional, por isso está presente na alimentação de muitas pessoas. É um produto alimentar muito benéfico para a saúde e dá aos pratos um sabor e aroma inconfundíveis. Porém, a azeitona, depois de curar também é utilizada como aperitivo e como ingrediente de pratos típicos da gastronomia portuguesa.
Pedro M.

Sem comentários:

Enviar um comentário