sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

O Pai Natal reformou-se!!!


   I 

Rodolfo estava desempregado porque o  "Pai Natal" tinha-se reformado.
    A rena tinha de encontrar outro trabalho... rápido! Se não não teria dinheiro 
para sustentar a sua família.
    Acabou por ir a um sítio chamado: "Emprego para animais".
    Ao ver aquele nome, Rodolfo queria logo entrar e foi o que ele fez... seguindo as vozes que ouvia: 
    - Seja o advogado da Fábrica Arco-íris;
    - Empregado de um zoo de pessoas;
    - Cuidador do jardim Botânico;
    - Faça voluntariado;
    - Seja condutor da cobra gigante..

    Tantas sugestões de emprego! Não sabia qual escolher.
     Pensou: "Eu era o transporte do Pai Natal, agora posso conduzir a cobra gigante!".
     Era o que fazia mais sentido!
     Teve algumas aulas para poder ser o motorista que comanda uma cobra gigante.
     E lá fez o seu trabalho...
     Infelizmente, nem tudo foi um "mar rosas"... chocou com um rinoceronte e foi lançado....
   

(Se quiserem a continuação, é só pedirem!)
  

domingo, 8 de dezembro de 2019

Eu, a minha mãe e o jogo minecraft

Resultado de imagem para minecraft e as maes"Ojogo Minecraft é formado por blocos que se juntam para a criação das mais variadas estruturas, objetos e muitos outros.

Parece que existem muitas pessoas de várias idades que gostam muito da infinidade de possibilidades.


Porém, nem sempre é pacífico, em nossa casa, jogarmos este ou outros jogos. 

As nossas mães irritadas dizem-nos que perdemos muito tempo, não aprendemos nada, tiram-nos a atenção e a concentração dos estudos e provocam discussões ou confusões em casa.

Eu gostava que toda gente percebesse o lado positivo deste jogo e talvez dos outros. Há estudos que dizem os aspetos positivos:

  1. O Minecraft não tem fim;
  2. As crianças estarão seguras no jogo;
  3. Os diferentes modos de jogo;
  4. Minecraft é para todo mundo;
  5. Estimula o  trabalho em equipe;
  6. Os Mods do Minecraft;
  7. O Minecraft é muito educativo;
  8. O Minecraft para o aprendizado da progamação
Na minha opinião, o jogo é construtivo, matemático e bom para as crianças. Não é violento, pois, quando se morre, só se perde os "itens", nada de sangue...
Os criadores do jogo tinham a intenção de cativar as crianças e resultou. 

Comentem a vossa opinião sobre o MINECRAFT!!!

domingo, 17 de novembro de 2019

A águia e o penhasco


Desenho digital da minha autoria, a partir do qual irei inventar uma história.
    Certo dia, uma Águia-Real que tinha um filho rebelde propôs-lhe uma viagem ao Cabo Girão, o famoso penhasco de 570 metros da Ilha da Madeira. Vivia sozinha com a sua cria Faísca, já que o pai tinha sido apanhado numa armadilha. 
    Partiram para o grande penhasco. Passaram cerca de 3 dias, o cansaço estava a aumentar, mas por fim chegaram ao seu destino pretendido. Pararam para descansar numa gruta.
    Na manhã seguinte, com boas condições atmosféricas, concretizaram a última etapa da sua viagem. Ao chegar ao topo, a mãe do Faísca desafiou-o para se atirar e planar até lá em baixo. Porém,  nesse preciso momento, ele desmaiou e começou a cair em queda livre... a mãe de tristeza também desmaiou e não pôde salvar o seu filho.
    Nunca mais se ouviu falar do que aconteceu a seguir, no entanto talvez esta história possa dar origem a uma lenda... talvez... talvez...
Se gostas de narrativas trágicas, lê a lenda ligada ao Cabo Girão... uma grande tragédia!
http://www.lendarium.org/narrative/lenda-da-tragedia-do-cabo-girao/

domingo, 10 de novembro de 2019

Mundo dos legos

    
Certo dia, estava eu a arrumar os legos no meu quarto, quando de repente ocorreu-me uma ideia! Iria começar a criar uma mansão para juntar todas as figuras de lego com forma humana.
    Poderia dar-lhes uma história de vida... que vou começar aqui a narrar.
    Por artes mágicas das minhas mãos e da minha imaginação, a mansão começou a ganhar forma e expansão. As paredes e a porta foram a minha primeira ação. De seguida, criei vários espaços e comecei a pôr os objetos. A divisão mais ampla é o dormitório coletivo, onde demorei mais tempo porque construí 15 camas, já que a casa vai ter muitos habitantes. 
    Logo que acabei o casarão, juntei peças para um carro de carga, que, na verdade, são 4 carros juntos. No laboratório, há lá 4 pessoas a trabalhar numa investigação dos E.T.! Pelos vistos vamos ter revolução entre mundos... uma missão secreta está no ar! 
    O Jake é quem cuida das plantações e da comida, o Fred tem um papagaio gigante! O Peter tem um crocodilo e o Jim é o que arranja o que está avariado. Neste momento, está a arranjar um barco! 
    Se tiverem curiosidade em saber mais sobre estas personagens e o que andam a fazer, é só vir aqui ao meu blog e ler!!!

                                                                                                                                      Pedro M.

domingo, 3 de novembro de 2019

   Braga, 23 de julho de 2018

   Querido diário,

   Neste fim de semana, eu e a minha turma do 3ºA, a professora e os pais fomos acampar num parque maravilhoso chamado: Parque Biológico de Vinhais.
   Mal chegamos tiramos as coisas do carro e montá-mos a nossa tenda. Ofereceram-nos uma visita guiada a todo o parque. Passamos por vários sítios como: habitats de animais selvagens e domésticos, por um campo de ervas aromáticas e ainda fomos a um fabuloso museu cheio de animais embalsamados e ossos. Senti-me em harmonia com a natureza. Continuamos a andar até encontrar uma piscina biológica! Esta era o habitat de 3 cobras, rãs bebés e muitas salamandras... nada disto me meteu medo!
    Com curiosidade e coragem, mergulhamos e nadamos nessas águas esverdeadas. Que fixe! Inesquecível!
    Quase até ao anoitecer, andamos no parque aventura! Só os radicais e mais aventureiros, como eu, é que conseguiram superar todas as provas sem medo. Bem! Alguns choraram... eu adorei as provas, e o mais empolgante foi o slide.
    Para concluir, precisarei de muitas mais palavras para dizer o que senti neste fim de semana, mas digo apenas uma coisa: Adorei, e gostava, sem dúvida, de repetir!
    Támbem não me esqueci de ti querido diário, por isso, é que escrevo aqui o que senti!

                                                                                                                                           Pedro M.

domingo, 13 de outubro de 2019

Querida Mãe,

    Estou a escrever-te esta carta para te contar as aventuras que têm acontecido.
    Primeiro, saí de casa, fui para a floresta porque adoro a solidão. Estava a passear, olhai para o céu e vi as nuvens negras. Foi aí que em apercebi que iam começar uns aguaceiros.
Resultado de imagem para quatro ventos desenhos´    Andei, escalei e, só no fim, vi uma gruta iluminada por uma fogueira... até se podia assar um veado inteiro, Abriguei-me lá e reparei que estava uma senhora velha mas forte. Parecia um homem disfarçado.
    Ela contou-me que tinha quatro filhos. Passado algum tempo, reparei que estava uma corrente fria e forte. Não sabia de onde vinha. Porém, logo me disse que estávamos na casa dos quatros ventos e era por isso que estava fresco. A minha cabeça não parava de imaginar algo de extraordinário: Seriam estes ventos o meu transporte para o jardim do paraíso?!

Beijinhos mãe

Do teu filho príncipe Austero
                                                                                                                                              Pedro.M

domingo, 2 de junho de 2019

O percurso da azeitona


A azeitona

Imagem relacionada A azeitona é o fruto da oliveira que é colhido à mão, por ripagem ou processo mecânico de apanha por vibração. Predomina na zona mediterrânea e pode apresentar-se verde, de tons acinzentados, dourada, castanha-clara, roxa ou preta. Quanto mais escura, mais madura.
 Depois de colhida, é transportada para o lagar para ser triturada. Antes disso, procede-se à pesagem e armazenagem. O grau de trituração ou moagem é ajustado ao estado de maturação da azeitona, para uma melhor extração do azeite.
A massa de azeitona previamente tratada passa numa centrifugadora horizontal que separa o azeite do bagaço. A este é-lhe retirado o caroço para queimar na caldeira, e o resto da massa é colocada numa estufa, onde por evaporação vai ser seco para ser usado e valorizado mais tarde.
A parte líquida, o azeite, segue para outra centrifugadora vertical.  Posteriormente, será filtrado e engarrafado ou enlatado, numa linha continua própria para o efeito.
Este alimento antigo, um clássico da culinária, possui alto valor nutricional, por isso está presente na alimentação de muitas pessoas. É um produto alimentar muito benéfico para a saúde e dá aos pratos um sabor e aroma inconfundíveis. Porém, a azeitona, depois de curar também é utilizada como aperitivo e como ingrediente de pratos típicos da gastronomia portuguesa.
Pedro M.

Executivo Júnior


Aos 28 dias do mês de  maio, ao 12:30, juntámos as duas turmas, 4ºA e 4ºB, por causa de um projeto chamado Executivo Júnior. Falaram-nos que eram necessários vários candidatos a presidente, vice- presidente, secretário, tesoureiro, vogal 1, vogal 2 e vogal 3. Tinha de haver várias listas como por exemplo lista A, lista B…
Seguidamente, as professoras disseram-nos as datas de validação da lista e os elementos que as constituem, que têm de ser 7. Cada um desses grupos tem de preparar um projeto que no máximo envolva o orçamento de 300€. Nas escolas, os votos são da responsabilidade dos meninos do 2º e 3ºanos (caso votem na totalidade, serão 104 votos). A lista que ganhar, no dia 13 de junho, acompanhará o presidente da Junta de Freguesia para ver como é a Junta e também para saber se o projeto pode ser concretizado com 300€. A finalidade desta ação é solidária, já que o projeto será de caridade, destinado a pessoas com carências (pobreza, solidão…).

Conto de Natal


Tem cuidado com o que desejas!
 
Naquele dia frio das férias de Natal, Samuel andava cabisbaixo no meio da rua sozinho. De repente, reparou numa loja, onde estava um menino rico que acompanhava a sua mãe. Compravam um brinquedo. Enquanto a mãe foi à caixa pagar, Samuel aproxima-se e fica espantado com a semelhança física entre ele e o menino bem vestido. Envergonhado, chega junto dele e pergunta:
- Por que é somos tão parecidos?!
- É verdade! Podíamos conhecer-nos melhor. – disse o menino que acrescentou o seguinte:
-  Como está muita gente na loja, vou perguntar à minha mãe se podemos brincar um bocado, porque a fila está interminável.
Ambos foram para uma parte onde podiam jogar jogos de tabuleiro. Aí, viram que os seus mundos eram muito diferentes. O Gaspar, que era um aventureiro de primeira, propôs:
- Este ano o teu e o meu Natal vão ser diferentes! Os nossos desejos vão ser realizados...
- Como?! – disse intrigado e sem perceber nada o Samuel.
- Se tu quiseres, este Natal tu serás o Gaspar e eu serei o Samuel por uma noite...a noite dos desejos... - confirmou o Gaspar que estava entusiasmado.
Então, depois de trocarem de roupa e de identidade, saíram. O Samuel seria um menino rico por um dia, na noite de consoada. Enquanto o Gaspar poderia ver que o Natal nem sempre tem luzes, calor, doces, presentes...
Quando as luzes se acenderam na casa rica e na casa pobre, os meninos disfarçados sentiram-se na escuridão, pois o calor da verdadeira família não estava lá.
Os meninos aprenderam que tem que se ter cuidado com o que se deseja.


Pedro Morais Malheiro nº. 23 4º A

PORTO... Casa da Música e Galeria da Biodiversidade


Imagem relacionada
Imagem relacionada
Relato das atividade do dia 31 de maio 2019

Aos 31 dias do mês de maio, as turmas do 4ºano do C.M.C.G. fizeram uma visita de estudo à Casa da Música do Porto e à Galeria da Biodiversidade, que foi em tempos a casa da escritora Sophia de Mello Breyner.
Começámos a entrar no autocarro e estava um calor tremendo! Nem conseguíamos aguentar. Passada a tortura do calor, chegámos à Casa da Música. Lá estávamos nós naquele majestoso edifício de música. Começámos a entrar devagar e, por surpresa, vimos outra escola. Nós pensávamos que éramos os únicos, mas afinal, não! Primeiramente, entrámos numa sala de orquestra, onde aconteceram várias ações como por exemplo cantar, fazer ritmos e, obviamente, divertir…
Dividimo-nos em 3 grupos, 1º grupo era o de cordas e sopros, ao 2º grupo coube flauta e cântico e o 3º grupo ocupava-se da percussão. Treinando uma melodia num tempo limitado, juntámos todos os grupos e fizemos uma música que foi gravada e ouvida por outras pessoas. Acabada a atividade, fomos para o autocarro para irmos almoçar ao Jardim Botânico do Porto.
Almoçámos num sítio onde havia muitos peixes e sombrinha. De seguida, fomos a uma visita guiada ao Jardim Botânico onde vimos várias espécies raras de plantas/árvores. Nesta paisagem, Sophia de Mello Breyner Andresen também se inspirou para escrever alguns dos seus livros. O Jardim é fantástico e tem “Rapaz de Bronze” que é uma mulher de ferro.
Para mim, o verdadeiro espetáculo foi a visita seguinte, a Galeria da Biodiversidade/ Museu da Sophia de Mello Breyner! Logo à entrada, estava um esqueleto de uma baleia e no andar de cima vários cubos de 1 metro cúbico, feitos de vidro. Não só havia isso como também havia experiências, tais como saber a pulsação dos corações dos animais, a visão deles e os ovos de aves. Vimos répteis e muitos animais! Imagens e saberes que dificilmente sairão da nossa memória.
Depois disto tudo, fomos lanchar e fizemos a viagem de regresso a Braga. Estávamos fisicamente cansados, porém mentalmente ensinados e entusiasmados!



                                                                                                                                       Pedro M.

domingo, 24 de fevereiro de 2019

Hoje falo sobre deveres e prazeres de fim de semana!

                         Os rios e a minha excursão

  Portugal e Espanha estão ligados de várias formas mas eu só vou falar de uma:os rios
  Os maiores rios portugueses têm a sua nascente em Espanha. Estamos a falar dos rios: Minho, Douro, Tejo e Guadiana.
   Nós temos dois rios que não nascem na Espanha: o rio Sado e Mondego. O rio Mondego é um rio inteiramente português. tem origem na Serra da Estrela, passa por Coimbra e desagua no Oceano Atlântico, na Figueira da Foz. Tem um percurso de 220 km.
   Nos Açores e na Madeira, existem apenas ribeiras. Vou dar-vos um exemplo:
Madeira: Ribeira da Janela.
Açores: Ribeira Grande.
   O rio Tejo é o rio maior. Tem origem na serra de Albarracin na Espanha e desagua no Oceano Atlântico.
   Eu estou a escrever desde 16 e 17 de fevereiro. Vou-vos contar porquê...eram 6 h da tarde dum sábado, eu ia ter uma excursão e tinha de sair. Quando o meu pai foi-me buscar, eu estava tão empolgado que até adormeci na viagem...ia para Esposende.Mal cheguei, tive de me preparar para cantar, fazer piadas e muito mais. Passado algum tempo tivemos de estudar 1 h e foi a partir desse momento que comecei a escrever o texto que estão a ler.
   Depois de acabar o estudo, fomos fazer uma visitinha lá fora. Levámos lanternas para nos alumiar. Quando já tínhamos andado 2 km, chagámos ao rio Cávado. Vimos muita poluição, pois havia garrafas de plástico a flutuar, pedaços mobília e papel e, para comprovar melhor, peixes e gaivotas mortas.
   Andámos...andámos...andámos até que chegámos a uma caravela dos descobrimentos que se encontra em Esposende. Fizemos lá um jogo de estratégia e velocidade. O certo é que quem ganhou não fui eu!!
   Finalmente, depois de muito correr e andar, foi entregue o escudo do Onix. Fizeram discursos e muito mais... praticamente aquilo que se faz nas cerimónias.
   Chegando a casa às 11 h. 48 m da noite, tivemos de rezar e pôr o saco cama para dormir. O que me irritou foi quando um colega meu pôs o braço em cima de mim.
   Quando acordei, tive de esperar pelos outros para tomar o pequeno-almoço... Alelulia!!! Acordaram e depois fomos comer. Nessa altura, continuei este texto. Logo que acabámos, fomos à missa e, de seguida fizemos uma caminhada do nosso acantonamento atá ao Castro de São Lourenço, acabámos por andar 20 Kms!!!
   Chegámos todos doridos, portanto fomos à piscina de ondas. Lá dentro estava pouca gente, o que foi bom... já que podíamos nadar à vontade. Esperámos 20 m., mas valeu a pena para apanharmos aquelas ondas artificias, mas que pareciam de origem natural... que impacto!!!
   Realmente, este dia foi espetacular! A partir de agora vou a todas as excursões que o meu Clube Onix fizer.

                                                                                                                                                Pedro M. e clube Onix

sábado, 2 de fevereiro de 2019

O Inverno na Praia...

Praia da Apúlia, numa tarde de sábado (02/02/2019)

Saímos empolgados de Braga para ver o mar de inverno banhado pelo sol...
Quando andámos pela areia, houve muitas descobertas: mais de 100 caranguejos mortos, restos de madeira, uma gaivota sem vida, uma tampa de um frigorífico, um congelador e plásticos...
Enfim, o lixo que quer contaminar o nosso mar e que ele revoltado devolve ao bicho homem a gritar!
Ficamos incomodados, mas resolvemos ativar a nossa imaginação...tocámos percussão.
Fizemos do congelador a nossa bateria e o mar acompanhava a nossa melodia!
O vento norte soprava forte, parecia que nos queria expulsar, porém quem reinava era a nossa música no ar.
O mar também andava no ar!!!!



                                                                                                                                         Pedro M. e acompanhantes

domingo, 13 de janeiro de 2019

A Lenda do Sol e da Lua


Uma infinita escuridão cobria todo o universo. Então, Deus criou o sol, para iluminar todo o universo com a sua luz.
Certa vez, o Sol ficou cansado e precisou dormir. Enquanto fez isso, a escuridão voltou aa dominar no universo.
Então, Deus criou a Lua para iluminar o universo, enquanto o Sol estivesse a dormir. 
Num breve instante, quando o Sol acordava e a Lua ia dormir, os dois viram-se e apaixonaram-se. Mas, infelizmente, não podiam ficar juntos. 

Assim, Deus criou o Amor, para ser o mensageiro do casal. O Amor não conhecia a escuridão, nem o impossível. Dia ou noite podia dizer à Lua o quanto o Sol a amava e podia dizer ao Sol que o seu amor era correspondido. 
Atendendo a um pedido de amor do Sol, Deus criou as estrelas para que pudessem fazer companhia à Lua, durante a noite.









                                                                                                                                              Pedro M.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Histórias do Passado Sempre presentes

Contam-nos em português
Quem foram os reis da História de Portugal
Para recordar na nossa vida atual.

Contam-nos na língua de Camões
Quem pelo mundo fez grandes feitos
Para ouvir, escrever e declamar sem pôr defeitos!

Historiadores, professores e atores contam-nos muitas histórias
Daquilo que foi sonhado e realizado num país que começou por ser um Condado.

                                                                                                                                                 Pedro M.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Pokemon em texto



Texto Narrativo
Imagina que és um pokemon que um menino salvou. Conta que pokemon és e de que perigo foste salvo. Diz como retribuiste o favor ao menino.

Charmeleon | PokédexCerto dia, como eu era o pokemon Charmander, andava a lutar contra os pokemons da água. Estava em desvantagem, pois eu tinha o poder do fogo (Flame Tail) e os meus adversários conseguiam anular a minha investida.
        De repente, comecei a correr risco de vida, porque o ataque do Horsea, que era muito eficaz e poderoso (Water Arrow), anulou todas as minhas tentativas de o vencer. Estava em perigo e não tinha apoio de ninguém!
            Quando já achava que não havia solução para mim, aparece um treinador de pokemons. Fiquei a saber que se chamava Ash e foi ele que nesse momento me salvou de uma batalha perdida.
            Mais tarde, num combate contra o Hala, reencontrei-o e era ele que estava em apuros! O pokemon do treinador Hala era super eficaz contra Ash que começou a perder a esperança e as forças. Nessa altura, eu cheguei lá e evolui para um  Charmeleon e assim pude ir ajudá-lo.
            O combate acabou com o Ash a ganhar. Desta forma, provámos que éramos ambos corajosos e ao mesmo tempo solidários. A amizade começa assim...



                                                                                                                                              Pedro M.