domingo, 3 de janeiro de 2021

Opinião: "Rosa, minha irmã Rosa"

 

Este livro de Alice Vieira tem 26 capítulos e ensina uma lição. Achei-o interessante, entusiasmante, sendo escrito para crianças, mas também dirigido a adultos, ou melhor, a todos os elements de uma família.

"Rosa, minha irmã Rosa" conta uma história de uma família de classe média. Apesar da escrita simples, parece-me  muito rica em significado, interpretações e tradições (histórias contadas pela avó Lídia). 

Mariana de 10 anos depara-se com a chegada de uma irmã. Tem de aprender a viver num contexto que implica uma nova dinâmica familiar. Novas relações necessitam de ser estabelecidas o que influencia nas relações pré-existentes, ora isto é muito exigente. 

A história narrada na perspetiva de uma criança é excelente, uma vez que aproxima a história do leitor, principalmente se este leitor tiver uma idade próxima da  personagem, o que acontece com os alunos. Mariana não deu valor  à irmã recém nascida  e ficava incomodada com as alterações da vida familiar, no entanto aprendeu uma lição: só percebeu que a irmã Rosa era muito importante para ela, quando esteve em risco de vida. 

 

Gostei muito deste livro (os capítulos eram pequenos!) e fiquei com vontade de ler outros livros da autora.

 

                                                                    Pedro M.


Sem comentários:

Enviar um comentário